Operação anti-terrorismo na Europa - TVI

Operação anti-terrorismo na Europa

  • Portugal Diário
  • 6 nov 2007, 10:12

Foi lançada por Itália e envolve Portugal, França e Reino Unido

Relacionados
Portugal é um dos países, juntamente com a França e Reino Unido, envolvido numa operação antiterrorista lançada esta terça-feira em Itália por ordem do Ministério Publico de Milão, segundo o canal de informação italiano Sky-TG24.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, confirmou que um dos indivíduos procurados, no âmbito da operação antiterrorista lançada em Itália, foi já referenciado em Portugal.

O ministro escusou-se a adiantar mais pormenores sobre aquela operação, afirmando apenas que existe um mandado de detenção sobre uma pessoa já referenciada em Portugal. «Não me cabe prestar esclarecimentos», sustentou o ministro, remetendo mais informações para a Polícia Judiciária.

Antes, o responsável do Gabinete Coordenador de Segurança, Leonel de Carvalho, tinha dito à Agência Lusa desconhecer oficialmente se Portugal está envolvido na operação. E lembrou que o facto de Portugal ser mencionado não significa que esteja envolvido em termos de acção operacional, pode existir participação português ao nível dos Serviços de Informação e Segurança.

A operação, que visa cerca de 20 pessoas acusadas de terrorismo internacional, foi levada a cabo no norte de Itália e estendeu-se a vários países entre os quais Portugal, França e Reino Unido, refere a Sky.

A polícia italiana lançou a operação esta madrugada, por ordem do Ministério Público de Milão, que emitiu 20 mandados de prisão contra cidadãos estrangeiros acusados terem formado células «salafistas e jihadistas» e de prepararem atentados suicidas no Iraque e no Afeganistão, segundo a agência de notícias Ansa.

O número de pessoas detidas hoje não foi referido mas algumas são visadas por um mandado de prisão europeu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados