Homem condenado a cinco anos de prisão por espalhar covid-19 no Vietname - TVI

Homem condenado a cinco anos de prisão por espalhar covid-19 no Vietname

Covid-19 no Vietname

Contagiou familiares e funcionários de um centro, sendo que uma das pessoas morreu

Um vietnamita foi condenado a cinco anos de prisão por ter ignorado as regras sanitárias em vigor e ter propagado a covid-19.

O tribunal entende que Le Van Tri foi culpado de "transmitir doenças infecciosas perigosas" a oito pessoas, das quais uma acabou por morrer.

Ao contrário de muitos países asiáticos, o Vietname começou por lidar bem com a pandemia, mas desde junho que vários surtos atribuídos à variante Delta estão a agravar a situação.

Ao todo, foram registados mais de 530 mil casos e 13.300 mortes, mas muitos destes dados são referentes aos últimos três meses, grande parte em Ho Chi Minh, de onde Le Van Tri terá saído em direção a Ca Mau, cidade da província onde tem uma casa.

Aí, descobriu-se que mentiu na declaração de saúde, omitindo o seu histórico de viagens recente, além de também ter falhado no cumprimento das normas de isolamento.

À altura, todos os cidadãos que chegassem a Ca Mau vindos de outras províncias estavam obrigados a fazer um isolamento de 21 dias. Já depois de estar no local, Le Van Tri testou positivo à covid-19, descobrindo-se depois que transmitiu a doença a familiares e a funcionários de um centro de segurança social onde esteve.

Além de ter sido condenado com pena de prisão, este vietnamita tem ainda de pagar uma multa de 741 euros.

Continue a ler esta notícia