Joe Biden - ex-vice-presidente de Barack Obama e um veterano de 36 anos no Senado - será o 46.º presidente dos Estados Unidos. A seu lado, a senadora da Califórnia Kamala Harris, torna-se a primeira mulher e a primeira afro-americana a servir como vice-presidente.

A vitória surge como um grande alívio para os apoiantes de Biden que, durante vários dias, ficaram colados a monitores, ou percorreram as ruas de Nova Iorque e de Filadélfia, enquanto viram o candidato a virar vários estados onde Donald Trump tinha vantagem nas primeiras horas da noite eleitoral de terça-feira.

Acompanhe os resultados das eleições norte-americanas ao minuto

Um dos momentos chave da eleição foi a vitória projetada da campanha democrata nos estados de Wisconsin e de Michigan, reduzindo as hipóteses de Trump, que se viu forçado a vencer no estado da Pensilvânia para ainda ter alguma chance de ser reconduzido no cargo.

Tal não aconteceu, com Biden a vencer o estado por uma margem de 34.243 votos.

Este sábado, a Associated Press avançou que Joe Biden foi o candidato mais votado com uma diferença de mais de 4 milhões de votos, garantindo assim 284 delegados eleitorais, mais do que os 270 necessários para se assumir como o 46.º presidente dos Estados Unidos. Já depois da vitória venceu também o estado do Nevada, garantindo mais seis delegados.

De acordo com a imprensa norte-americana, Biden assistiu à vitória a partir da sua casa em Delaware com a família ao lado. 

O recente eleito vai falar à nação ainda este sábado.

Minutos após a Associated Press ter declarado o democrata como vencedor, Donald Trump acusou Biden de se "precipitar". 

O Presidente dos EUA, Donald Trump, acusou o candidato democrata Joe Biden de "precipitação" ao anunciar que é o vencedor das eleições e promete apresentar contestações legais às projeções da imprensa norte-americana que concedem a vitória a Biden. Donald Trump garantiu que "não cede" e promete que vai contestar legalmente os resultados que dão a vitória a Biden, depois de vários dias a criticar a contagem dos votos.