O presidente cessante dos Estados Unidos anunciou esta sexta-feira que não vai estar presente na inauguração de Joe Biden no dia 20 de janeiro.

No Twitter, Trump escreveu, "para todos aqueles que se interrogaram sobre este assunto", "não vou à inauguração de 20 de janeiro". 

Joe Biden tomará posse no dia 20 de janeiro como 46.º Presidente dos EUA, depois de ter vencido as eleições presidenciais em 3 de novembro, mas só esta semana Trump assumiu a derrota e, na quinta-feira, prometeu pela primeira vez uma transição de poder pacífica.

O presidente eleito dos EUA congratulou-se com a decisão de Donald Trump de não comparecer na cerimónia da sua tomada de posse, que ocorre no dia 20 de janeiro

Éuma boa decisão”, afirmou o democrata, citado pela AFP, acrescentando que o vice-Presidente, Mike Pence, será “bem-vindo”.

O Congresso ratificou na quinta-feira a vitória de Biden nas eleições presidenciais de novembro, na última etapa antes de ser empossado em 20 de janeiro.

O vice-presidente, o republicano Mike Pence, validou o voto de 306 grandes eleitores a favor do democrata contra 232 para o republicano Donald Trump, no final de uma sessão das duas câmaras, marcada pela invasão de apoiantes do presidente cessante.