Bernie Sanders desiste da corrida à Casa Branca - TVI

Bernie Sanders desiste da corrida à Casa Branca

Bernie Sanders

Desistência do senador de Vermont, um dos principais candidatos democratas às presidenciais norte-americanas, abre caminho à vitória de Joe Biden nas primárias que antecedem as eleições de novembro

Um dos principais candidatos democratas à Casa Branca, Bernie Sanders, acaba de desistir da corrida às presidenciais norte-americanas, anunciou o próprio nesta quarta-feira.

Bernie Sanders, 78 anos, explicou a sua decisão numa declaração livestream, através do site da sua campanha.

O caminho para a vitória é virtualmente impossível e, por isso, esta disputa pela nomeação democrata não será bem sucedida. Não posso, em boa consciência, continuar com uma campanha que não posso vencer e que interfere que o importante trabalho que todos temos de ter neste momento difícil", afirmou.

A desistência de Bernie Sanders coloca a candidatura de Joe Biden, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, na linha da frente democrata para as presidenciais de novembro, rival que não deixou sem palavras, considerando-o "um homem muito decente" e com quem disse estar disponível para trabalhar em conjunto.

Juntos, unidos, seguiremos em frente para derrotar Donald Trump, o mais perigoso presidente da história moderna da América", sublinhou Sanders.

O senador de Vermont anunciou a sua desistência esta manhã, numa chamada de conferência com o seu staff.

Apesar de ter iniciado em força a campanha para as primárias democratas (que elegem o candidato presidencial), o rival Joe Biden passou para a frente nas preferências, deixando Sanders com pouca margem para uma vitória.

Bernie Sanders reuniu a maioria dos votos nas primárias do Iowa, New Hampshire e Nevada, mas a grande vitória de Joe Biden na Carolina do Sul catapultou-o para a "Super Terça-feira", onde ganhou dez de 14 estados, além de ter recebido o apoio dos candidatos democratas que desistiram das suas candidaturas.

Desde o final de fevereiro que Joe Biden regista vitórias consecutivas.

O presidente Donald Trump é o único candidato republicano às presidenciais de 3 de novembro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

Continue a ler esta notícia