A polícia espanhola teve de intervir para dispersar uma luta entre dezenas de jovens, convocados através das redes sociais Instagram e TikTok para um encontro no parque industrial de Paiporta, nos arredores de Valência.

O confronto teve lugar no domingo à tarde e foi o pai de um dos jovens que alertou as forças de segurança, revelaram esta terça-feira fontes da Câmara Municipal de Benetússer citadas pela agência Efe.

Os jovens, organizados através de redes sociais como Instagram e TikTok, começaram a chegar ao local a partir de 15:00 em pequenos grupos, provenientes de cidades da região, como Valência, Silla, Torrent ou Paterna.

Apesar do cerco sanitário devido à covid-19 em vigor nos concelhos com mais de 50.000 habitantes, os envolvidos na luta conseguiram chegar ao local utilizando a rede de metro de Valência e os comboios inter-regionais.

As forças de segurança conseguiram identificar os participantes através do seu vestuário, vermelho ou preto, que diferenciava cada um dos lados, tendo a maioria dos jovens idades entre os 14 e os 16 anos.

O chefe da polícia local de Benetússer, Paco Marquez, também citado pela Efe, manifestou esta terça-feira a preocupação do município "por um fenómeno muito organizado e de grande alcance", que "os obriga a estar vigilantes" para garantir a segurança dos jovens "num contexto muito complicado marcado pela covid-19".

Anteriormente, a polícia já tinha sido obrigada a intervir em lutas semelhantes organizadas noutros municípios da Comunidade Valenciana, situada no leste de Espanha, junto ao Mediterrâneo.

/ JGR