Morreu o príncipe Philip, marido da rainha Isabel II. Tinha 99 anos. O anúncio foi feito pelo Palácio de Buckingham num comunicado na rede social Instagram. 

É com profunda tristeza que Sua Majestade, a Rainha anunciou a morte do seu amado marido, sua Alteza Real, o príncipe Philip, duque de Edimburgo", lê-se na nota. 

Philip morreu "tranquilamente" esta manhã, no Castelo de Windsor, no dia em que se assinala o 16.º aniversário de casamento do príncipe Carlos com a Camilla. 

Recorde-se que Philip se encontrava bastante debilitado depois de ter sido submetido a um procedimento cirúrgico para resolver um problema cardíaco pré-existente. Deu entrada no internamento no Hospital King Edward VII, um hospital privado no centro de Londres, a 16 de fevereiro. 

O príncipe completava 100 anos no dia 10 de junho, enquanto que a mulher, a rainha Isabel II, fará 95 já no próximo dia 21 de abril. 

Como consorte mais antigo do Reino Unido, realizou mais de 22.000 compromissos públicos individuais, e muitas vezes descreveu-se de forma bem-humorada como "o inaugurador de placas mais experiente do mundo".

Afastou-se das funções públicas em 2017 e a sua morte não afeta a linha de sucessão, uma vez nunca fez parte dela, e o herdeiro continua a ser o príncipe Carlos. 

Cláudia Évora