Coronavírus tem, oficialmente, um novo nome - TVI

Coronavírus tem, oficialmente, um novo nome

  • CM
  • 11 fev 2020, 15:23

COVID-19 é a denominação definida pela Organização Mundial de Saúde

O coronavírus com origem em Wuhan, China, e que já causou mais de mil mortes, tem um novo nome, anunciou, nesta terça-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS).

COVID-19 é, assim, a nova denominação do coronavírus, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O nome nasce do acrónimo em inglês da expressão “doença por coronavírus” (corona virus disease).

O objetivo foi encontrar um nome "fácil de pronunciar" e sem referências "estigmatizantes" à sua origem.

Da reunião de hoje em Genebra, na Suíça, saiu também a notícia de que a vacina para combater o COVID-19 só vai estar pronta dentro de 18 meses, pelo que, defende a OMS, "é preciso fazer tudo o que for possível com as armas disponíveis".

Cientistas, investigadores e peritos de saúde pública estão a partir de hoje reunidos num fórum de dois dias para debater formas de controlar e lidar com o surto detetado na China.

A reunião, que junta investigadores, peritos e responsáveis de saúde, foi convocada pela OMS, pretende coordenar os esforços para encontrar respostas para a nova epidemia.

Na reunião, que decorre entre hoje e quarta-feira, os participantes vão discutir vários temas, como a identificação da fonte do vírus ou a partilha de amostras biológicas e sequências genéticas.

O número de mortos provocados pelo novo coronavírus subiu para 1.016 a nível global e já causou mais de 43 mil infetados.

Na China continental foram registadas até ao momento 1.011 vítimas mortais, ou seja, sem contar com a de Hong Kong e das Filipinas

O novo coronavírus poderá infetar pelo menos uma em cada 20 pessoas na cidade de Wuhan, na China, quando se atingir um pico nas próximas semanas, segundo a previsão de cientistas que estabeleceram modelos para a propagação do vírus.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há outros casos de infeção confirmados em mais de 20 países.

Organização Mundial de Saúde declarou em 30 de janeiro uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE