Nas últimas 24 horas registaram-se em Espanha mais 123 óbitos e 373 novos casos de Covid-19 em Espanha, anunciaram as autoridades de saúde, nesta segunda-feira.

O número diário de mortes é o mais baixo desde 18 de março.

No total, a doença já causou 26.744 mortos e 227.436 infetados.

Relativamente a domingo, os doentes recuperados são agora 137.139, com mais 973 recuperações.

Metade da população de Espanha beneficia a partir desta segunda-feira de mais um alívio das medidas rígidas de luta contra a pandemia de Covid-19.

A chamada “fase um” do plano de transição para a nova normalidade prevê, entre outras medidas, a abertura do pequeno comércio sem necessidade de marcação prévia, das esplanadas, desde que tenham até um máximo de 50% da sua ocupação, e a possibilidade de até 10 pessoas se poderem reunir.

No entanto, as duas regiões mais ricas e povoadas do país, Madrid e Barcelona, estão entre as zonas que se vão manter durante mais alguns dias na atual fase zero, em vigor desde há uma semana, quando foi autorizada a abertura parcial do pequeno comércio de rua, sempre por marcação prévia e acesso limitado.

As autoridades sanitárias consideram que estas zonas, que são as mais atingidas pela Covid-19, vão ter de esperar mais alguns dias para preparar os respetivos sistemas de saúde para a próxima etapa do desconfinamento.

Catarina Machado