O candidato democrata à Casa Branca anunciou hoje ter escolhido a senadora negra Kamala Harris, 55 anos, para desafiar com ele Donald Trump nas urnas e se tornar, em caso de vitória, a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos.

“Tenho imensa honra de anunciar que escolhi Kamala Harris, combatente dedicada à defesa corajosa das classes populares e uma das que melhor servem o Estado, para minha parceira eleitoral”, disse Joe Biden, 77 anos, antigo vice-presidente de Barack Obama, no Twitter.

“Juntos (…) vamos vencer Trump”, adiantou numa mensagem aos apoiantes.

Harris e Biden devem fazer declarações na quarta-feira em Wilmington, no estado de Delaware.

A senadora da Califórnia, que foi rival de Biden nas primárias democratas, é uma das figuras mais destacadas do partido.

Donald Trump e Barack Obama já reagiram

Após o anúncio de Joe Biden, o presidente dos Estados Unidos não demorou a reagir. Através da sua conta oficial no Twitter, Donald Trump partilhou um vídeo com uma compilação de momentos de Kamala Harris.

Além de "falsa", a mulher é apelidada de "extremista" ligada a uma corrente de esquerda.

O vídeo termina com uma mensagem: "Falsa Kamala. Joe Lento. Perfeitos juntos. Errados para a América".

Em sentido oposto, mas também através do Twitter, Barack Obama congratulou-se com a escolha de Kamala Harris. O antigo presidente dos Estados Unidos afirma que a candidata está "mais do que preparada" para o cargo de vice-presidente.