Ex-Presidente Collor de Mello alvo de investigação sobre branqueamento de capitais no Brasil - TVI

Ex-Presidente Collor de Mello alvo de investigação sobre branqueamento de capitais no Brasil

  • BC
  • 11 out 2019, 16:22
Polícia Federal em Curitiba

Investigação tem por objetivo identificar e comprovar o provável envolvimento de Collor num esquema criminoso de aquisições de imóveis em leilões

O ex-Presidente e atual senador brasileiro, Fernando Collor de Mello, é um dos alvos da Operação Arremate realizada hoje para investigar um esquema de branqueamento de capitais por meio da compra de imóveis.

Em comunicado, a Polícia Federal brasileira informou que as investigações têm por objetivo identificar e comprovar o provável envolvimento de Collor num esquema criminoso de aquisições de imóveis em leilões judiciais durante os anos de 2010, 2011, 2012 e 2016.

Existe a suspeita de que o político brasileiro utilizava o nome de outras pessoas nos certames com o objetivo de ocultar a sua participação como beneficiário final das operações.

“Essas compras serviriam para ocultar e dissimular a utilização de recursos de origem ilícita, bem como viabilizar a ocultação patrimonial dos bens e convertê-los em ativos lícitos”, indicou a polícia brasileira, no comunicado.

Os valores das compras sob investigação rondam os 6 milhões de reais em (1,3 milhões de euros), valor ainda sem correção monetária.

Segundo a imprensa local, Collor deverá pronunciar-se sobre a operação nas redes sociais, mas até ao momento ainda não há nenhum comentário.

Ao todo, a polícia brasileira cumpre desde o início da manhã 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Maceió e Curitiba.

Os envolvidos nesta investigação poderão responder pelos crimes de branqueamento de capitais, corrupção, peculato, falsificações e por integrar uma organização criminosa.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos