Papa Francisco rejeita proposta para a ordenação de homens casados - TVI

Papa Francisco rejeita proposta para a ordenação de homens casados

  • RL
  • 12 fev 2020, 11:32

Proposta tinha sido apresentada por bispos latino-americanos, como forma de combater a escassez de padres católicos na Amazónia

O Papa Francisco decidiu contra a ordenação de homens casados ​​na Amazónia, como forma de combater a escassez de padres católicos.

De acordo com a agência Reuters, a recomendação fora avançada por bispos latino-americanos, no ano passado, mas a decisão precisava da aprovação do papa para ser implementada.

A proposta alarmou os conservadores entre os 1,3 mil milhões de membros da Igreja Católica Romana, que temiam que esta pudesse levar a uma mudança no compromisso secular do celibato.

Os padres católicos são obrigados a respeitar a regra do celibato na ordenação.

"A Amazónia desafia-nos a superar perspectivas limitadas e a não nos contentarmos com soluções que abordem apenas parte da situação", disse o Papa Francisco em comunicado, citado pela BBC.

No documento com o título "Querida Amazónia", Francisco não se refere às recomendações dos bispos para considerar a ordenação de homens e mulheres diáconos casados, tendo exortado os bispos a orarem por mais vocações sacerdotais e a enviarem missionários para a região, onde os fiéis que vivem em comunidades remotas podem passar meses ou até anos sem missa.

Na exortação era esperada uma decisão do pontífice argentino sobre a proposta aprovada durante a Assembleia dos Bispos de ordenação sacerdotal de diáconos casados, tendo em vista a celebração dominical da eucaristia nas regiões “mais remotas” da Amazónia.

O documento agora publicado é uma "carta de amor à floresta amazónica" e aos seus povos indígenas, escrita pelo primeiro papa latino-americano da história, que há muito se preocupa com as questões ambientais e com a crucial importância da Amazónia para o ecossistema global.

 

 

Continue a ler esta notícia