Ébola: Serra Leoa cancela Natal e Ano Novo  - TVI

Ébola: Serra Leoa cancela Natal e Ano Novo

Combate ao ébola na Serra Leoa (REUTERS)

Governo vai impedir convívios públicos e que os moradores da capital viajem para zonas rurais, numa ação fiscalizada pelo exército

Relacionados
O governo da Serra Leoa vai proibir os moradores de Freetown, capital, de se reunirem com familiares que habitem em áreas rurais no Natal e Ano Novo, devido ao risco de propagação do ébola.

«Não haverá celebrações de Natal e Ano Novo este ano. Vamos garantir que toda a gente fica em casa para refletir sobre o ébola», afirmou o ministro da defesa, Palo Conteh, esta sexta-feira.

Esta ação, que será fiscalizada pelo exército, irá proibir igualmente a população que habita na capital, que corresponde a um terço dos habitantes de todo o país, de viajar para a cidade vizinha Port Loko, onde têm vindo a aumentar o número de casos.
 

«Os militares vão estar nas ruas no Natal e Passagem de Ano para parar todas as celebrações de rua», acrescentou o ministro da pasta da defesa, encarregue da unidade de resposta ao vírus.

As fortes preocupações sobre o aumento do número de  casos de contágio em convívios públicos neste período festivo, são a razão que levou o governo a adotar estas medidas.

Embora o islamismo seja a religião dominante, mais de um quarto da população do país é cristã e há decorações natalícias à venda nos mercados locais, e árvores de Natal em muitos edifícios públicos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados