Escócia vai pedir novo referendo à independência antes do Brexit - TVI

Escócia vai pedir novo referendo à independência antes do Brexit

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, depois de ter votado no referendo britânico [Foto: Reuters]

Primeira-ministra escocesa quer nova consulta entre o outono de 2018 e a primavera de 2019

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, vai pedir autorização ao Parlamento para convocar um novo referendo à independência, a realizar entre o outono de 2018 e a primavera de 2019, isto é, antes de o Reino Unido sair da União Europeia (UE) e assim que os termos dessa saída se tornem claros, noticia a agência Reuters.

O anúncio foi feito esta segunda-feira de manhã pela primeira-ministra escocesa, que explica que a votação teria de realizar-se quando já se soubesse mais sobre o acordo entre Londres e os 27 parceiros europeus, mas não tão tarde que a Escócia se visse arrastada pela posição britânica.

“Na próxima semana, vou pedir ao Parlamento escocês que me autorize a chegar a acordo com o governo britânico para lançar o procedimento que permitirá ao Parlamento escocês legislar para um referendo sobre a independência”, disse a primeira-ministra, numa declaração na residência oficial em Edimburgo.

Os escoceses recusaram a independência num referendo realizado em 2014, mas Nicola Sturgeon considera que a decisão britânica de sair da União Europeia acarretou uma “alteração substancial das circunstâncias”.

Continue a ler esta notícia