Ex-árbitro colombiano acusado de assédio sexual a colegas - TVI

Ex-árbitro colombiano acusado de assédio sexual a colegas

Árbitro

Ex-internacional Oscar Julian Ruiz assediava colegas em troca de favores

Oscar Julian Ruiz, antigo árbitro colombiano, está a ser acusado de chantagem e assédio sexual a outros colegas de profissão.

A denúncia foi feita pelos ex-árbitros Harold Perilla e Carlos Chaves, que acusam o colombiano de toques sexuais e insinuações, com Javier Reina a acusar, ainda, Ruiz de o ter afastado da comissão de árbitros depois de ter denunciado algumas situações.
«Desde 2007 e até me retirar, ele assediava-me. Tentou tocar-me nos testículos e as nádegas, e fazia insinuações (…), que podia levar-me longe, porque tinha muito poder», denunciou Harold Perilla.

Segundo o mesmo árbitro, Oscar Ruiz tinha o poder de escolher o conselho de arbitragem, órgão responsável pelas nomeações no campeonato colombiano.  

Por sua vez, Carlos Chavez contou ainda um episódio em que o ex-internacional, que marcou presença nos Mundiais de 2002, 2006, e 2010, lhe tocou nas nádegas à saída dos chuveiros, alegando que se tratava de um pagamento.

Para além das acusações a Oscar Ruiz, o ex-árbitro Perilla denunciou também um outro colega, o antigo árbitro da FIFA e membro do conselho de arbitragem da Federação colombiana, Imer Machado. 

«Aproximou-se de mim e tocou-me nos testículos. Foi horrível. Agarrou-me as nádegas e menosprezou o meu trabalho. Na ocasião não o denunciei, mas hoje sim, e a Ruiz também»

Estas denúncias vêm juntar-se às tantas que têm surgido recentemente no mundo do futebol, nomeadamente na Colômbia onde despoletaram acusações de assédio sexual nas equipas femininas de sub-17 e seniores.

Continue a ler esta notícia