Colômbia: novo acordo de paz com as FARC - TVI

Colômbia: novo acordo de paz com as FARC

Novo acordo de paz entre o governo da Colômbia e as FARC

Presidente do país diz que acordo "é de todos os colombianos" e líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia assinala que "a paz está a triunfar"

Foi assinado um novo acordo de paz, no sábado, entre as autoridades da Colômbia e as FARC. O Presidente do país, Juan Manuel Santos, classificou-o como sendo  “de todos os colombianos”, incluindo dos opositores do primeiro texto, rejeitado no referendo de 2 de outubro. O líder das FARC, Timoleón Jiménez Timochenko assinalou que "a paz está a triunfar". 

“As suas iniciativas (dos opositores) contribuíram para alcançar este novo acordo que agora é de todos”, disse o Presidente, num discurso horas depois da assinatura do novo acordo em Havana, pelos negociadores do Governo e pelas FARC.

O líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia afirmou hoje na rede social Twitter que “a paz está a triunfar”, após a assinatura, em Havana, do novo acordo de paz com o governo colombiano.

“Fizemos o nosso melhor para responder ao desejo de paz e conseguimo-lo”, disse noutro comentário no Twitter o líder dos rebeldes, cujo nome verdadeiro é Rodrigo Londoño Echeverri.

Também considerou na rede social que o povo colombiano, com as suas organizações sociais e manifestações “são os que devem referendar o acordo”.

O governo colombiano e as FARC assinaram a 26 de setembro passado, em Cartagena das Índias, o acordo de paz concluído em agosto no final de cerca de quatro anos de negociações em Havana para terminar o conflito armado e a guerrilha mais antiga no continente americano.

Continue a ler esta notícia