Tsunami na Nova Zelândia depois de sismo de 7.8 - TVI

Tsunami na Nova Zelândia depois de sismo de 7.8

Terra tremeu a apenas 10 quilómetros de profundidade, a 91 quilómetros de Christchurch, cidade onde um terramoto fez 185 pessoas perder a vida em 2011. Primeira onda foi observada pelas 12:50, hora de Lisboa

A Nova Zelândia foi abalada este domingo por um forte sismo de magnitude 7.8. Inicialmente apontava-se para que tivesse sido de 7.4. 

A situação rapidamente se agravou, foi acionado um alerta de tsunami que veio mesmo a verificar-se. A primeira onda ocorreu pelas 12:50, hora a que a Proteção Civil do país fez uma publicação no Twitter a avisar.

As zonas em perigo pertencem à costa leste da Ilha Sul a ver o alerta ativado, incluindo Christchurch, Wellington e ilhas Chatham.

"A primeira onda pode não ser a maior. As ondas podem continuar por várias horas"

Aquele organismo, conhecido pela sigla MCDEM, avisa também no Twitter que as ondas gigantes podem chegar às ilhas Chatham "imediatamente", aconselhando as populações a fugir para locais elevados "com urgência". 

Toda zona costeira foi evacuada por precaução. Os residentes nas zonas da Nova Zelândia mais perto do mar foram obrigados a fugir das suas casas no seguimento do tremor de terra de 7,8, que desencadeou um tsunami potencialmente "destruidor".

O sismo, com epicentro a norte da cidade de Christchurch, foi sentido em todo o país, causando estragos generalizados mas sem notícia de vítimas mortais, até agora, e a ameaça de tsunami, para já, ainda está por concretizar, havendo apenas algumas ondas de dois metros a registar.

As sirenes foram ativadas em todas as cidades costeiras da ilha mais a sul do arquipélago da Nova Zelândia e também nalgumas na ilha a norte, e os polícias e trabalhadores dos serviços de emergência fizeram buscas porta a porta para fazer as pessoas saírem das zonas em perigo.

O alerta de tsunami foi entretanto levantado, várias horas depois.

A mesma cidade cinco anos depois

O terramoto foi sentido às 11:02 hora de Lisboa (já 00:02 de segunda-feira no país) e apenas 10 quilómetros de profundidade.  

Aconteceu a 91 quilómetros de Christchurch, a maior cidade da ilha sul e a terceira maior do país. Esta cidade já tinha sido atingida por um sismo em fevereiro de 2011 que matou, na altura, 185 pessoas e fez inúmeros estragos.

 

A Nova Zelândia já foi atingida, este ano, por dois tremores de terra: o primeiro em fevereiro, na região de Auckland, o outro há cerca de dois meses, a 1 de setembro. 

Ainda não há informações sobre vítimas e danos materiais.

Muitas pessoas a residir em cidades bem distantes como Wellington e Dunedin sentiram o tremor de terra.

A imprensa local tem relatos de sirenes ouvidas naquela primeira localidade e de que casas em Cheviot terão sido bastante afetadas. 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE