Ataque à Síria: Assad reage e diz que vai "esmagar o terrorismo" - TVI

Ataque à Síria: Assad reage e diz que vai "esmagar o terrorismo"

  • CLC com Lusa
  • 14 abr 2018, 12:07

Presidente sírio Bashar al-Assad garantiu hoje estar mais determinado do que nunca

O presidente sírio Bashar al-Assad garantiu hoje estar mais determinado do que nunca em "lutar contra o terrorismo" na Síria, após ataques de forças armadas ocidentais contra instalações militares do seu regime, em represália pelo recente ataque químico.

"Esta agressão não faz mais do que reforçar a determinação da Síria em continuar a lutar e esmagar o terrorismo, em cada parcela do seu território", assegurou al-Assad durante uma conversa telefónica com o seu homólogo iraniano Hassan Rohani, citado pela presidência síria.

Os EUA, a França e o Reino Unido realizaram hoje uma série de ataques com mísseis contra alvos associados à produção de armamento químico na Síria, em resposta a um alegado ataque com armas químicas na cidade de Douma, Ghuta Oriental, por parte do governo de Bashar al-Assad.

A ofensiva consistiu em três ataques, com uma centena de mísseis, contra instalações utilizadas para produzir e armazenar armas químicas, informou o Pentágono.

O presidente dos EUA justificou o ataque como uma resposta à “ação monstruosa” realizada pelo regime de Damasco contra a oposição e prometeu que a operação irá durar “o tempo que for necessário”.

A Rússia anunciou, entretanto, que vai pedir uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU após os ataques ocidentais contra alvos na Síria.

A oposição síria e vários países acusam o regime de Al-Assad da autoria do ataque, mas Damasco nega e o seu principal aliado, a Rússia, afirmou que o ataque foi encenado com a ajuda de serviços especiais estrangeiros.

Continue a ler esta notícia