Um sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter registado esta segunda-feira ao largo das águas do Pacífico foi sentido em grande parte do Japão, sem que tenha sido emitido alerta de tsunami ou reportados danos materiais.

O sismo foi registado às 07:46 locais (23:46 de segunda-feira em Lisboa), a uma profundidade de cerca de 450 quilómetros, com o epicentro localizado ao largo das ilhas Izu, a cerca de 300 quilómetros de Tóquio, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão.

Segundo as autoridades, o tremor de terra atingiu o nível 3 na escala sísmica japonesa (com um máximo de sete) na prefeitura de Ibaraki, a nordeste de Tóquio, e em algumas zonas da capital japonesa.

O sismo foi ainda sentido em amplas zonas de Tohoku, a região noroeste, e em Kyushu, no sudoeste do país, devido a um fenómeno denominado "intensidade sísmica anormal".

O Japão situa-se no denominado Anel de Fogo do Pacífico e é atingido por terramotos com relativa frequência, pelo que as normas de construção são muito restritas.

/ JGR