Decreto anti-imigração de Trump (novamente) travado - TVI

Decreto anti-imigração de Trump (novamente) travado

Juiz federal do Havai travou o veto anti-migratório horas antes do mesmo entrar em vigor. Poucas horas depois, o presidente dos EUA reagiu e jurou "lutar contra esta terrível decisão"

Um juiz federal do Havai travou o decreto anti-imigração de Trump horas antes do mesmo entrar em vigor, alegando que “esta segunda ordem executiva está infectada com os mesmos problemas legais da primeira ordem”, avança a Reuters.

O veto, interposto pelo juiz Derrick Watson, trava de imediato o veto migratório de Trump.

O estado havaiano argumenta, ao longo de 40 páginas, que o novo decreto permanece incompatível com a liberdade religiosa protegida federalmente e que vai prejudicar a economia, o turismo na ilha e os estudantes e universitárias. O Havai alega ainda que este novo decreto pode ainda prejudicar a população muçulmana da ilha, o que dificulta a reunião de algumas famílias, para além de negar "aos residentes os benefícios de uma sociedade plural e inclusiva".

Donald Trump já reagiu e considerou que a decisão do Havai em bloquear o decreto anti-imigração faz o Governo "parecer fraco" e jurou "lutar contra esta terrível decisão".

Esta decisão faz-nos parecer fracos, o que já não somos mais, acreditem. Vamos lutar", prometeu Trump, durante uma manifestação, acrescentando que se for necessário levará o caso ao Supremo Tribunal.

Além da ação apresentada pelo estado do Havai, outros tribunais também avaliam casos contra a ordem migratória, apresentados por empresas, grupos de defesa de refugiados e outros estados.

O novo decreto, visa impedir a entrada de cidadãos de certos países nos Estados Unidos, são agora referenciados seis países de maioria muçulmana: Irão, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen. O Iraque, incluído na primeira versão, ficou de fora.

O diploma entraria em vigor em 16 de março, por 90 dias, segundo os documentos publicados esta semana pelo Departamento de Segurança Interna norte-americano.

O primeiro decreto anti-imigração de Trump 

Continue a ler esta notícia