Uma ponte pedonal caiu, esta quinta-feira, junto à Universidade Internacional da Florida, em Miami. A estrutura desabou cerca das 14:00 locias (18:00 em Lisboa), atingiu vários carros - pelo menos oito, segudo a agência AP - e as autoridades temeram desde logo a existência de “vários mortos”.

Ao final da tarde, o chefe dos bombeiros da cidade norte-americana confirmou haver quatro mortos.

Autoridades de saúde ouvidas pelos meios de comunicação locais referem ainda que dez pessoas deram entrada em unidades de saúde paras erem tratadas de ferimentos

 

 

 

The new FIU bridge just collapsed

Uma publicação partilhada por Rick Jo (@ricky_ricon_riquisimo) a

Desde a primeira hora após o colapso da passagem pedonal, com um peso da ordem das 950 toneladas, que as autoridades e a própria universidade fizeram atualizações da situação através do Twitter, pedindo aos populares que evitassem a circulação na zona.

A polícia de trânsito da Florida avança já que "várias pessoas" morreram, mas sem confirmar números. A mesma fonte adianta que vários carros ficaram soterrados desbaixo dos escombros. 

A estrutura estava ainda em construção e ainda não tinha sequer sido inaugurada nem aberta ao público, pelo que todas as vítimas serão condutores ou ocupantes dos carros atingidos ou pedestres que passassem, eventualmente, debaixo da estrutura na altura da queda. A colocação do tabuleiro foi ultimada no sábado.

A ponte, que só deveria ficar terminada em 2019, destinava-se a fazer uma ligação mais célere e mais segura entre uma estação de comboios e o campus universitário. 

De acordo com a CBS, a ponte foi construída com recurso a uma tecnologia inovadora, que procurava reduzir os riscos para trabalhadores, condutores que passassem debaixo dela e pedestres que a usassem.