Bangladesh: ciclone mata mais de mil pessoas - TVI

Bangladesh: ciclone mata mais de mil pessoas

  • Portugal Diário
  • 16 nov 2007, 21:30

Ventos atingiram os 240 km/hora. Milhões de pessoas desalojadas

Relacionados
Mais de 1.100 pessoas morreram no sul do Bangladesh após a passagem de um violento ciclone, na quinta-feira, que provocou também milhões de desalojados, anunciou hoje a agência de notícias do Bangladesh, UNB.

As Nações Unidas confirmam a morte de um milhar de pessoas, além de estragos «extremamente graves» provocados pelo «Sidr», enquanto fontes locais falam de pelo menos 300 desaparecidos.

O ciclone Sidr, que também passou quinta-feira pela zona leste da Índia, tinha 500 quilómetros de diâmetro e arrastava ventos de 240 km/hora nos distritos costeiros do Bangladesh.

O ciclone, acompanhado de chuvas torrenciais, perdeu entretanto intensidade durante o dia de hoje à passagem pela capital, dirigindo-se para noroeste, de acordo com Farah Deebaa, do centro meteorológico nacional.

O Bangladesh foi cenário de graves desastres naturais, nomeadamente a passagem de um furacão em 1970, que provocou meio milhão de mortos, e um tsunami em 1991, que matou 138.000 pessoas.

Para tentar evitar balanços de idêntica dimensão, as autoridades retiraram dos seus locais de residência 250.000 pessoas antes da passagem do ciclone, considerado como a pior tempestade dos últimos anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados