Moçambique está desde a última quinta-feira sem caixas ATM e de pagamentos eletrónicos, equivalentes ao português Multibanco. Deixaram de funcionar, pelo que as pessoas não podem fazer nem levantamentos nem pagamentos.
A presidente do Conselho Administrativo da Sociedade Interbancária de Moçambique, Gertudres Tovela, disse este domingo que está prevista uma "solução a médio e longo prazo". E no imediato? "Também. Pode começar a funcionar amanhã, também pode não começar a funcionar amanhã". A incerteza impera.
O sistema está indisponível, porque nós não aceitamos as condições que estão a ser impostas pelo provedor da aplicação. São condições inaceitáveis, tanto em termos financeiros, como ferem com aquilo que é a soberania de um Estado".
Em comunicado, a Rede SIMO - Sociedade Interbancária de Moçambique pede desculpa pelo que se está a passar, garantindo que estão a ser encetadas medidas para restabelecer os serviços o mais rapidamente possível.
Clientes do Barclays e BCI, por exemplo, não conseguem fazer operações. Apenas o Millennium BIM está a funcionar, aparentemente, de forma normal.