Metade dos adultos do Reino Unido já foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19, anunciou o ministro britânico da saúde, neste sábado.

Nas últimas 24 horas foram "vacinadas mais pessoas do que em qualquer outro dia" desde o início do programa de vacinação.

Estou muito satisfeito por poder dizer que já vacinámos metade dos adultos no Reino Unido", afirmou Matt Hancock, neste sábado, num vídeo publicado na rede social Twitter.

O governante diz que se trata de "um enorme sucesso", agradecendo a todos os envolvidos no processo, "incluindo os vacinados".

É muito importante, porque esta vacina é a nossa saída da pandemia", reiterou, apelando à continuidade do empenho dos britânicos.

Matt Hancock sublinhou, ainda, que "o programa de vacinação do Reino Unido é uma história de sucesso, que se deve ao muito trabalho de muitas, muitas pessoas".

Não é um trabalho fácil, mas estamos a fazer conquistas enormes", concluiu.

De acordo com a última atualização do governo britânico, com data de sexta-feira, foram já vacinadas mais de 26 milhões de pessoas, sendo que mais de dois milhões já completaram o processo de vacinação contra a covid-19.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca, depois de terem sido emitidos pareceres das entidades reguladoras britânicas e europeias que garantem a segurança daquela vacina.

Boris Johnson foi vacinado no hospital St. Thomas, em Londres, onde esteve internado nos Cuidados Intensivos, em abril de 2020, devido à covid-19.

O Reino Unido é o país europeu mais afetado pela pandemia.

Catarina Machado