A Rainha Isabel II passou a última noite no hospital, avançou esta quinta-feira o Palácio de Buckingham, citado pela agência Reuters.

Na sequência de aconselhamento médico para descansar durante alguns dias, a Rainha deu entrada no hospital na tarde de quarta-feira para algumas análises preliminares, regressando ao Castelo de Windsor durante a hora de almoço desta quinta-feira, e permanece bem-disposta", pode ler-se no comunicado da casa real britânica.

Isabel II cancelou uma viagem à Irlanda do Norte, que estava programada para esta quarta-feira, depois de ter sido aconselhada por uma equipa de médicos a "descansar uns dias". 

A Rainha aceitou relutantemente os conselhos médicos para descansar nos próximos dias", dizia o comunicado divulgado na quarta-feira.

O conselho médico de descanso e cancelamento da agenda aconteceu poucos dias depois de a Rainha ter sido vista a usar uma bengala quando participou num serviço religioso na Abadia de Westminster para assinalar o centenário da Legião Real Britânica, uma instituição de caridade que apoia membros e veteranos das forças armadas britânicas. 

Isabel II já tinha sido fotografada a usar uma bengala em 2003, mas na altura tinha sido recentemente operada ao joelho.

Rafaela Laja