Edifício Time Warner em Nova Iorque evacuado por causa de pacote suspeito - TVI

Edifício Time Warner em Nova Iorque evacuado por causa de pacote suspeito

Autoridades retiram por precaução jornalistas e funcionários do edifício onde funcionam três estúdios da cadeia norte-americana CNN. Serviços Secretos norte-americanos negam que tenha sido intercetado engenho explosivo endereçado à Casa Branca

O Time Warner Building, edifício em Nova Iorque onde funcionam três estúdios da cadeia norte-americana CNN, foi evacuado esta quarta-feira ao início da tarde devido a um alerta de bomba. De acordo com a agência Reuters, as autoridades norte-americanas estão a investigar um pacote suspeito enviado por correio para o canal norte-americano de notícias e que tinha como destinatário o ex-diretor da CIA John Brennan, que marca habitualmente presença no canal de televisão. Foi essa a informação avançada pelas autoridades policiais à própria CNN.

Fonte oficial da lei indicou ao canal que o dispositivo encontrado na sala de correspondência do 10 Columbus Circle é semelhante aos enviados para Barack Obama e Hillary Clinton.

Outra fonte oficial deu conta que a perícia inicial feita a todos os dispositivos revela que terão sido construídos de forma semelhante. Pelo menos um deles conteria projéteis. Foram avistados oficiais do esquadrão de bombas e um camião de detonação na zona do edifício.

O alvo do envelope, o ex-diretor da CIA, exerceu funções durante o governo de Obama e é convidado com frequência pela CNN. Crítico de Trump, Brennan viu a sua credencial de segurança revogada pelo atual presidente norte-americano, no último verão.

Entretanto, também se soube, pelo porta-voz do departamento de polícia Chris Piper, que o escritório da deputada democrata da Florida, Debbie Wasserman Schultz, que foi presidente do Comité Nacional Democrata de 2011 a 2016, também foi evacuado depois de ter sido encontrado um pacote suspeito. 

Relatos dos jornalistas da CNN na altura da evacuação

Alguns jornalistas da CNN, como Jim Scuitto e Kate Bolduan, relataram no Twitter que a redação foi evacuada por precaução e foram dando conta dos acontecimentos.

 

 

 

 

Hotéis evacuados junto ao Time Warner

Foram também evacuados alguns hotéis junto ao edifício. Um responsável por um hotel que disse à CNN que não sabe se os hóspedes poderão voltar, dado que a polícia de Nova Iorque não está a deixar ninguém entrar.

Foram aumentadas, por precaução, as patrulhas junto a órgãos de comunicação social na cidade de Nova Iorque e também noutras zonas. 

Uma fonte ligada à investigação desmentiu entretanto, à agência Reuters, que tenha sido enviado qualquer pacote suspeito para a Casa Branca.

A CNN tinha noticiado inicialmente que as autoridades intercetaram, esta quarta-feira , um engenho explosivo endereçado para a residência oficial do presidente dos EUA, mas a informação foi já foi negada pelos Serviços Secretos, que informaram que apenas foram intercetados engenhos explosivos na casa do ex-presidente Barack Obama e na da ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

Reações

A assessora de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, disse entretanto que Donald Trump foi informado do sucedido e está a receber "atualizações constantes".

A filha do presidente norte-americano, Ivanka Trump, reagiu no Twitter: "Condeno veementemente as tentativas de violência contra o Presidente Obama, a família Clinton, a CNN e outros. Não há desculpa - a América é melhor do que isso".

Eric Trump, outro filho do presidente, tpublicou no Twitter que compreende a sensação de quem recebeu, esta quarta-feira, os pacotes suspeitos. Até porque ele próprio já esteve nesse papel: "Posso dizer-vos quão nojentos estes atos são! A América é melhor do que isto. Estes atos devem ser condenados por todos e espero que sejam todos presos e cumpram penas longas." 

O presidente da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, condenou as ações que "tentam aterrorizar figuras públicas", acrescentando que "aqueles por detrás desses atos repreensíveis devem ser levados à justiça".

 

Continue a ler esta notícia