Um terramoto de magnitude 7,2 na escala de Ritcher sacudiu esta quinta-feira a América Central, a sul das Honduras. Foi emitido um alerta de tsunami para uma extensão de 300 quilómetros do epicentro.

O abalo foi sentido em El Salavador, Nicarágua, Guatemala e Costa Rica mas não há, para já, registo de danos materiais nem de feridos.

O sismo teve o seu epicentro a cerca de 120 quilómetros da costa de El Salvador, a uma profundidade oceânica de 33 quilómetros.

O diretor do Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia, Edi Sanchez, explicou que o sismo foi provocado pelo choque das placas de Cocos e de Caribe e que foi registado às 12:43 locais (18:43 em Lisboa) e que as autoridades estão à espera de mais dados.

Os serviços de emergência de El Salvador publicaram, entretanto, no Twitter, que não têm registo de quaisquer danos a nível nacional, mas ordenaram a evacuação das zonas costeiras.

Na Nicarágua, a zona afetada pelo abalo já tinha sido evacuada devido à passagem do furacão Otto de categoria 2. Segundo a agência Reuters, o presidente da República, Daniel Ortega, declarou o estado de emergência.