Parlamento britânico tira controlo do Brexit ao governo de Theresa May - TVI

Parlamento britânico tira controlo do Brexit ao governo de Theresa May

Theresa May na Câmara dos Comuns

Decisão sem precedentes na história da democracia britânica

Os deputados britânicos votaram, esta segunda-feira, a favor da retirada do controlo sobre as negociações do Brexit ao governo liderado por Theresa May. É uma decisão sem precedentes na história da democracia britânica, os deputados ainda estão reunidos na Câmara dos Comuns. 

Oliver Letwin, membro do partido de Theresa May, foi o responsável por redigir a emenda aprovada por 329 deputados. O objetivo é encontrar uma maioria no parlamento para aprovar uma saída diferente para o Brexit. 

O parlamento britânico aprovou ainda uma proposta que força a realização de um debate na quarta-feira para uma série de votos sobre diferentes alternativas para o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

A proposta foi aprovada por 329 votos contra 302, uma margem de 27 votos.

O governo opunha-se à proposta e o secretário da Economia, Richard Harrington, demitiu-se para ter liberdade de votar a favor.

A proposta interpartidária, encabeçada pelo conservador Oliver Letwin, dá ao parlamento precedência sobre o governo para estabelecer a agenda parlamentar no sentido de "debater e votar caminhos alternativos".

 

Continue a ler esta notícia