Bélgica e Holanda arrancam segunda fase do estudo sobre a BeNeLiga - TVI

Bélgica e Holanda arrancam segunda fase do estudo sobre a BeNeLiga

Túnel

Clubes de ambos os países já tinham examinado, com bons olhos, a criação de uma competição transfronteiriça

A BeNeLiga passou de uma ideia no papel para uma forte possibilidade.
 
Pouco antes do verão de 2019, cinco clubes belgas (Gent, Brugge, Anderlecht, Genk e St. Liège) e seis holandeses (Ajax, PSV, Feyenoord, Vitesse, AZ e Utrecht) sentaram-se à mesa para examinar a ideia de uma competição transfronteiriça, apelidada justamente de BeNeLiga –«Belgie» e «Nederland», aglutinação dos nomes dos países.
 
Os clubes envolvidos decidiram, então, realizar um estudo de viabilidade sobre o possível valor teórico da competição, análise essa que foi facilitada pelas respetivas federações. Os resultados confirmaram então que a BeNeLiga tem um potencial aumento significativo de valor em relações aos atuais modelos do campeonato belga e holandês.

Tudo sobre futebol internacional

A Federação da Holanda anunciou esta sexta-feira, portanto, que se vai dar início ao estudo de viabilidade da segunda fase, algo que indica que a hipótese deste campeonato nascer é mais forte que nunca.
 
Em comunicado no site do órgão máximo do futebol holandês, é dito que esta competição é «uma maneira eficaz de reduzir a diferença entre as cinco maiores competições europeias [domésticas], tanto financeira como desportivamente», e que, juntas, Bélgica e Holanda podem ter «a sexta competição na Europa».
 
Na mesma nota, os holandeses ressalvam que a criação desta competição é impulsionada «pelas mudanças atualmente em discussão no futebol europeu» que vão fazendo com que «a faixa do meio desapareça».

Continue a ler esta notícia