Covid-19: nos Estados Unidos, vírus também já afeta lares de idosos - TVI

Covid-19: nos Estados Unidos, vírus também já afeta lares de idosos

Associações querem reforço de fiscalização nos lares clandestinos

Mais de 20 casos foram detetados numa instituição no estado da Virginia Ocidental, em Nova Jérsia há um lar onde 24 testes deram positivo

O governador do estado da Virgínia Ocidental anunciou que 20 utentes de um lar de idosos em Morgantown estão infetados com o novo coronavírus. 

Esta é a história de terror que, definitivamente, nós não queríamos que acontecesse", disse Jim Justice, o governador, numa conferência de imprensa.

Além dos 20 utentes infetados, 8 trabalhadores do lar também estão contaminados.

O retrato, preocupante, repete-se em Nova Jérsia, perto de Nova Iorque: 24 dos 94 residentes de uma casa de repouso testaram positivo ao novo coronavírus. Porém, as autoridades avançam que todos os utentes podem estar contaminados, tendo em conta o diagnóstico tardio que foi feito e a exposição que os outros habitantes tiveram perante os utentes infetados.

Vários trabalhadores também ficaram doentes, pelo que todos os residentes do lar foram transferidos para outra instituição, esta quarta-feira.

Os Estados Unido têm agora cerca de 80 mil casos confirmados, são o terceiro país do mundo mais atingido pela pandemia, mas estão prestes a ultrapassar Itália, e a tornar-se o país do globo onde a pandemia tem mais expressão, para além da China. Espera-se, portanto, que a situação nos lares de idosos se agrave nos próximos dias, no país liderado por Donald Trump.

Continue a ler esta notícia