A embaixada do Reino Unido em Moscovo confirmou ter formalizado um convite do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ao Presidente russo, Vladimir Putin, para participar numa conferência virtual sobre a cooperação internacional para desenvolver uma vacina contra a covid-19. 

Num comunicado, a representação diplomática indica que a cimeira global a 4 de junho organizada pelo Reino Unido vai procurar angariar o apoio necessário para a Aliança da Vacina GAVI “continuar o seu trabalho vital e ajudar a garantir que qualquer vacina desenvolvida para a covid-19 esteja disponível no mundo inteiro”.

O convite já tinha sido feito por Johnson quando falou com Putin por telefone a 08 de maio, a propósito do 75.º aniversário do fim da II Guerra Mundial.

O objetivo do evento é mobilizar pelo menos 7,4 mil milhões de dólares (6,74 milhões de euros), para os quais o Reino Unido contribuiu com 330 milhões de libras (371 milhões de euros). 

Tanto o Reino Unido como a Rússia têm laboratórios a desenvolver vacinas contra o novo coronavírus com testes clínicos em humanos nas próximas semanas. 

Os dois países têm estado quase sem relações devido à suspeita de envolvimento da Rússia no ataque químico em Inglaterra em 2018 contra um antigo agente secreto, Sergei Skripal. 

/ AM