Síria: cinco anos depois voltou a haver futebol em Alepo - TVI

Síria: cinco anos depois voltou a haver futebol em Alepo

Hotel de luxo destruido pela guerra na Síria

Jogo entre o Al-Ittihad e o Al-Hurryeh

O futebol voltou a Alepo, cinco anos depois. A cidade síria, recentemente controlada novamente pelas forças governamentais, acolheu o dérbi entre o Al-Ittihad e o Al-Hurryeh, no estádio Riayat Al Shabab, no bairro de Al Suleimaniya, na zona oeste da cidade.

Foram mais de quatro anos de combates entre o governo e os rebeldes até ao cessar-fogo assinado a 29 de dezembro. Por isso, este acabou por ser muito mais do que um jogo de futebol e o resultado final (1-0 a favor do Al Ittihad) não foi o mais importante.

«Nem sequer sou adepta de futebol. A verdade é que nunca vejo nada de desporto. Só quero ver pessoas felizes a assistiram a algo que gostam, sem medo de morteiros e ‘rockets’. Quero ver gente a rir!», disse uma jovem de 22 anos à agência noticiosa espanhola EFE.

A mesma agência cita ainda um adepto do Al Ittihad, Anas Hayek, que assume que voltou mais cedo a Alepo por causa do jogo: «Ia regressar dentro de uma semana, mas quando soube do jogo decidi voltar mais cedo e aqui estou com os meus filhos, que assistiram ao vivo ao primeiro jogo das suas vidas.»

Continue a ler esta notícia