Reação de deputado no parlamento durante sismo na Islândia torna-se viral - TVI

Reação de deputado no parlamento durante sismo na Islândia torna-se viral

Sismo na Islândia

Helgi Hrafn Gunnarsson reagiu de forma rápida (e correta) e não foi poupado nos comentários nas redes sociais. Também a primeira-ministra viu uma entrevista interrompida pelo tremor de terra

Esta terça-feira, o sudoeste da Islândia foi abalado por um sismo de magnitude 5.6, sem causar feridos ou danos. O abalo foi sentido na capital do país, Reiquiavique, incluíndo no parlamento onde decorria uma sessão parlamentar. 

Foi nessa sessão parlamentar que aconteceu um dos momentos que acabou por se tornar viral nas redes sociais.

O deputado parlamentar Helgi Hrafn Gunnarsson estava a discursar quando aconteceu o tremor de terra. Rapidamente, o deputado correu para a ombreia da porta mais próxima. Enquanto Gunnarsson reagia de forma rápida, o presidente do Althingi, Steingrímur Jóhann Sigfússon, permaneceu impávido e apelou à calma dos presentes.

“Sentem-se calmamente, sentem-se calmamente", pediu Sigfússon.

Nas redes sociais, Gunnarsson foi amplamente criticado por ter corrido para se proteger enquanto o presidente do parlamento ficou no seu lugar. 

Perante as críticas, o deputado não foi parco em palavras e respondeu a quem o criticou: "Peço imensa desculpa, deveria ter arrancado Steingrímur J. Sigfússon da cadeira rapidamente, agarrando-o pelos ombros, e saltado da varanda do Althingi".

Mas, não foi só Gunnarsson a ser surpreendido pelo abalo. A primeira-ministra da Islândia, Katrín Jakobsdóttir, estava a ser entrevistada para o Washington Post, quando foi surpreendida pelo tremor de terra.

Apesar do susto, Jakobsdóttir conseguiu explicar o que estava a acontecer e terminar a resposta sobre o estado da saúde pública no país.

Continue a ler esta notícia