Iowa: Pete Buttigieg e Bernie Sanders seguem à frente nas sondagens nas primárias do Partido Democrata - TVI

Iowa: Pete Buttigieg e Bernie Sanders seguem à frente nas sondagens nas primárias do Partido Democrata

  • HCL
  • 4 fev 2020, 22:22
Caucus, uma espécie de assembleia geral, foi a forma de votação entre os democratas no Iowa

Distribuídos por cerca de duas mil mesas, de braço no ar, os eleitores de ambos os partidos escolherão os delegados dos 99 concelhos do estado do Iowa, depois de terem debatido as qualidades e os deméritos de cada candidato

Depois de uma falha informática que impediu a divulgação dos resultados da primeira fase das eleições primárias do Partido Democrata, Pete Buttgieg lidera a corrida com 26,9%, num momento em que 67% dos votos já foram contados. O candidato está à frente de Bernie Sanders que, até o momento, tem 25,1% dos votos.

O caucus (comissão política) do Iowa vai revelar os primeiros indicadores sobre quem serão os candidatos dos dois principais partidos na corrida presidencial marcada para 3 de novembro.

Distribuídos por cerca de duas mil mesas, de braço no ar, os eleitores de ambos os partidos escolherão os delegados dos 99 concelhos do estado do Iowa, depois de terem debatido as qualidades e os deméritos de cada candidato.

Elizabeth Warren surge, até ao momento, na terceira posição (18.3% dos votos) e, talvez a grande surpesa da noite, Joe Biden está em quarto lugar, com apenas 15.6% dos votos.

Esta métrica, explicada no sítio do meio eletrónico Vox, corresponde à ponderação dos votos expressos nas cerca de 1.600 assembleias e traduzi-los em delegados do estado a atribuir aos candidatos para a convenção final de escolha do candidato presidencial democrata.

Mas na métrica dos votos, divulgada pelos democratas este ano pela primeira vez, Sanders lidera com 27.088 (24,53%), à frente de Buttigieg (23.666), Warren (20.848) e Biden (16.179).

Os outros candidatos têm votações muito inferiores, ou mesmo insignificantes: Amy Klobuchar (14.032), Andrew Yang (5.760), Tom Steyer (1.879), Michael Bloomberg (112), Michael Bennet (96), Deval Patrick (46) e Tulsi Gabbard (12).

Buttigieg já reagiu aos resultados conhecidos e declarou aos seus apoiantes reunidos em Manchester, no estado do New Hampshire, que foi uma “vitória fantástica”.

Nas suas declarações, recordou que a sua campanha “começou há um ano, com quatro (colaboradores) permanentes, sem qualquer nome conhecido, sem dinheiro, mas com uma grande ideia”.

O facto de, um ano depois, “esta campanha se ter colocado na cabeça da corrida para substituir o presidente atual (…) representa uma vitória fantástica”.

Continue a ler esta notícia