Donald Trump sugere agora a possibilidade de investir mais dinheiro na reforma do sistema de saúde que os republicanos impulsionam para substituir o Obamacare, atualmente em debate no Senado.

“Sugiro que acrescentemos mais dólares ao sistema de saúde e o tornemos no melhor que existe”, escreveu o presidente norte-americano, na sua conta no Twitter, ainda na noite de domingo.

A reforma do sistema de saúde, assinada em 2010, pelo seu antecessor, Barack Obama, e popularmente conhecida como Obamacare, “está morta”, salientou.

No início deste mês de maio, a Câmara dos Representantes aprovou por uma curta vantagem, a revogação e substituição do Obamacare. Depois de uma primeira votação falhada em março e de algumas alterações, o novo diploma republicano foi aprovado por 217 votos contra 213.

Trump ultrapassou assim esse primeiro fracasso, por falta de consenso da maioria e apesar da intensa pressão, os republicanos viram-se forçados a retirar uma primeira versão do texto apenas algumas horas antes da votação.

A discussão sobre o diploma prosseguiupara o Senado, a câmara alta do parlamento, onde o texto está já a ser debatido e deverá sofrer bastantes alterações.