Itália: dois passageiros do cruzeiro testaram negativo para coronavírus - TVI

Itália: dois passageiros do cruzeiro testaram negativo para coronavírus

  • Bárbara Cruz
  • atualizada às 19:15
  • 30 jan 2020, 11:40

Cruzeiro esteve retido no porto de Civitavecchia, próximo de Roma

O Costa Smeralda, navio da frota da Costa Cruzeiros, esteve retido no porto de Civitavecchia, próximo de Roma, por terem sido assinalados pelo médico de bordo dois casos suspeitos de coronavírus.

Segundo os meios de comunicação italianos, os resultados dos testes aos dois passageiros vieram negativos. Segundo o La Repubblica, 1.140 pessoas vão agora desembarcar no porto de Lazio, na capital italiana.

O cruzeiro atracou na manhã desta quinta-feira e os passageiros e tripulação terão sido sujeitos a rastreios para despistar a presença da pneumonia viral chinesa. 

O Costa Smeralda, segundo o jornal italiano La Repubblica, tinha feito escala em Marselha, Barcelona e Palma de Maiorca.

Fomos alertados no início da manhã de hoje pelo Ministério da Saúde e enviámos três médicos a bordo para colher amostras", disse a porta-voz do centro de saúde de Civitavecchia, a cerca de 80 quilómetros de Roma.

As amostras foram analisadas no hospital Spallanzani, em Roma, especializado em doenças infecciosas.

Os passageiros analisados serão um casal natural de Macau, que apanhou em Hong Kong um voo até ao aeroporto de Malpensa, em Milão, onde desembarcou a 25 de janeiro. 

 

Já em Itália, o casal dirigiu-se a Savona, onde subiu a bordo do Costa Smeralda.

Ordem para o desembarque foi contrariada

Pelas 14:30 - menos uma hora em Lisboa - Vincenzo Leone disse aos jornalistas que 1140 pessoas que ali terminavam a viagem tinham luz verde para desembarcar do Costa Smeralda. A informação foi desmentida pouco depois pelo autarca de Civitavecchia, que chegou ao porto com o assessor de imprensa e discutiu mesmo com os responsáveis da capitania.

Mas estão loucos? Quem deu a ordem de desembarque? Se deixarem alguém descer, fazem-no por vossa conta e risco", gritou Ernesto Tedesco.

Os passageiros dentro do barco têm colocado imagens no Twitter: é visível a impaciência daqueles que queriam sair em Civitavecchia, sentados com as malas junto às saídas do cruzeiro. 

 

A Costa Cruzeiros já veio dizer que apenas uma das duas pessoas assinaladas como casos suspeitos tem sintomas do coronavírus, nomeadamente febre: a mulher do casal vindo de Hong Kong. Os dois estarão, no entanto, em isolamento, sendo que o marido terá acompanhado a mulher por precaução. 

Num comunicado, a empresa informa que "ativou o protocolo de saúde para um caso suspeito, referente a uma turista de Macau, a bordo do Costa Smeralda".

A mulher, de 54 anos, foi "colocada em confinamento solitário" na enfermaria do navio.

O Gabinete de Gestão de Crises do Turismo (GGCT) de Macau afirmou não ter recebido nenhum pedido de informação ou de assistência relativamente ao caso doss turistas em Itália.

"Não recebemos nenhum pedido de informação ou de assistência" relativo a este caso, indicou à Lusa o GGCT.

Veja também

Em Itália, até agora, “todos os casos (suspeitos) analisados deram resultados negativos, e o sistema (sanitário italiano) está pronto se houver algum caso de contágio ao novo coronavírus", disse aos jornalistas Silvio Brusaferro, Presidente do Instituto Superior de Saúde.

O epicentro da epidemia do novo coronavírus (2019mCov) está localizado na cidade de Wuhan, na República Popular da China, país onde já há 171 mortos sendo que mais de 7.700 pessoas se encontram infetadas.

Além da China e dos territórios chineses de Macau e Hong Kong, há pelos menos 50 casos confirmados do novo coronavírus em 18 outros países - na Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Austrália, Finlândia, Emirados Árabes Unidos, Camboja, Filipinas e Índia.

Continue a ler esta notícia