França propõe a Espanha enterrar linhas de alta tensão - TVI

França propõe a Espanha enterrar linhas de alta tensão

Alta tensão:Tribunal obriga REN a desligar linha

Ligação entre os dois países de forma soterrada

Relacionados
O ministro francês da Ecologia, Jean-Louis Borloo, propôs ao Governo espanhol que toda a extensão internacional da projectada linha de alta tensão entre os dois países, entre Santa Llogaia e Baixas, seja construída soterrada, informa a agência Lusa.

Num comunicado do seu Ministério, Borloo indicou que propôs a Espanha «uma linha de corrente continua totalmente enterrada entre os postos eléctricos de Baixas e Santa Llogaia, solução que permitirá limitar ao máximo os impactos sobre e meio ambiente».

O ministro francês justificou essa «solução excepcional para esta ligação transfronteiriça» com «a dificuldade que representa a passagem de um obstáculo natural como os Pirinéus». Esta opção da linha inteiramente enterrada constava da proposta feira pelo mediador europeu Mario Monti, como voltou a recordar numa reunião realizada em Perpignan.

«Apoio muito claramente a proposta de Mario Monti de corrente continua totalmente enterrada», salientou Borloo, acrescentando assim que a «França respeitará os seus compromissos com Espanha e a União Europeia, preservando plenamente os lugares assinalados dos Pirinéus».

Numa intervenção por vídeo-conferência perante os participantes na reunião de Perpignan, entre os quais representantes do governo espanhol, o ministro francês não excluiu a possibilidade de, no final, se optar por um traçado marítimo.

Precisou que cabe aos técnicos e representantes locais analisar essa hipótese. Fontes do seu Ministério adiantam, contudo, que será privilegiada a opção terrestre.
Continue a ler esta notícia

Relacionados