Viagens de Paris a Amesterdão em menos de 90 minutos por via terrestre. Esta seria uma realidade caso avançasse o projeto da rede Hyperloop, que está agora a ser estudada na Holanda. 

O Hyperloop é um novo conceito de meio de transporte de alta velocidade idealizado por Elon Musk, o fundador da Tesla: passa por colocar uma cápsula num tubo de baixa pressão, sendo a cápsula transportada ao longo do tubo, podendo ultrapassar velocidades de 1000Km/hora. Ainda não foi implementado, apesar de a Índia já ter aprovado um projeto que deveria entrar em funcionamento ainda este ano.

Na Holanda, foi a startup Hardt Hyperloop que conduziu o estudo que indica que implementar este transporte de alta velocidade seria viável. Seria mais sustentável do que a aviação e mais rápido do que os comboios de alta velocidade.

Este mesmo estudo refere também que construir uma rede de Hyperloop europeia permitira reduzir tempo de deslocações entre as capitais dos vários países, o que traria benefícios à economia. 

Embora as conclusões da pesquisa pareçam otimistas, há ainda questões importantes a analisar, nomeadamente a viabilidade do próprio Hyperloop em termos de segurança; o design poderá não permitir, por exemplo, uma evacuação, o que é sempre necessário em caso de emergência. 

Carolina Brás