EUA: polícia tenta identificar centenas de pessoas que assaltaram hipermercado durante protestos - TVI

EUA: polícia tenta identificar centenas de pessoas que assaltaram hipermercado durante protestos

  • João Guerreiro Rodrigues
  • 13 jun 2020, 23:42

A loja foi invadida durante os protestos contra a morte de George Floyd, no dia 30 de maio

As autoridades da Flórida, nos Estados Unidos, estão a tentar identificar pelo menos 200 pessoas que pilharam um hipermercado, no passado dia 30, ao mesmo tempo que decorriam protestos contra a morte de George Floyd.

A loja, na cidade de Tampa, foi invadida por largas dezenas de pessoas, que usaram martelos para partir vidros.

Nas imagens de videovigilância é possível ver pessoas a roubar televisões e artigos eletrónicos, com prejuízos que ascendem aos 100 mil dólares.

A loja, da conhecida cadeia "Walmart", tinha sido encerrada ainda antes do início dos protestos que estavam a decorrer nas redondezas, mas acabou por não ser poupada na vertigem de acontecimentos que tem varrido dezenas de cidades americanas.

George Floyd, um afro-americano de 46 anos, morreu em 25 de maio, em Minneapolis (Minnesota), depois de um polícia branco lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção, apesar de Floyd dizer que não conseguia respirar.

Desde a divulgação das imagens nas redes sociais, têm-se sucedido os protestos contra a violência policial e o racismo em dezenas de cidades norte-americanas, algumas das quais foram palco de atos de pilhagem.

Continue a ler esta notícia