Reino Unido regista primeira onda de calor em sete anos - TVI

Reino Unido regista primeira onda de calor em sete anos

Onda de calor proveniente do Deserto do Saara levou, esta semana, ao registo das temperaturas mais elevadas dos últimos tempos, tendo atingido os 34 graus em algumas zonas do Reino Unido

O Reino Unido foi alvo da primeira onda de calor dos últimos sete anos, marcada por temperaturas acima da média para esta altura do ano. A subida da temperatura deve-se à deslocação de uma onda de calor proveniente do Deserto do Saara.

Segundo a imprensa britânica, ao longo dos últimos dez dias têm sido registadas temperaturas no Reino Unido superiores às de algumas zonas de Espanha, da Tailândia e até do Havai. Só na quarta-feira, os termómetros registaram 32,2º.

O Reino Unido vai absorver o ar tropical proveniente do sul", explicou Jim Dale, meteorologista da British Weather Services.

Segundo Simon Partridge do Met Office, domingo tinha sido o dia mais quente do ano. Contudo, foram registadas na segunda e na terça-feira subidas na temperatura que atingiram os 34 graus em algumas zonas do Reino Unido.

O clima parece invulgar uma vez que tivemos um mês de junho bastante húmido mas, na verdade, estamos apenas a voltar ao normal", explicou Partridge ao The Telegraph.

Espera-se que o Serviço de Saúde Pública britânico declare um alerta de calor de nível 2, normalmente ativado quando o Met Office prevê a probabilidade de pelo menos 60% de as temperaturas atingirem os 30 graus em mais do que dois dias consecutivos.

O calor trouxe um novo ânimo a toda a hotelaria situada nas zonas costeiras, enchendo as praias e aumentando o registo de vendas das lojas. No entanto, estima-se que pelo menos 760 pessoas tenham morrido devido ao aumento das temperaturas.

Assim, as autoridades estão a tentar prevenir que se repita o sucedido com a onda de calor de 2003, em que se registaram mais duas mil mortes do que é habitual num espaço de duas semanas no mês de agosto.

Ainda assim, espera-se que a temperatura estabilize esta quarta-feira e que a chuva coloque fim a esta onda de calor.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE