São Tomé e Príncipe pede ajuda à OMS para doença misteriosa - TVI

São Tomé e Príncipe pede ajuda à OMS para doença misteriosa

Ciência [Reuters]

Infeção de origem desconhecida afeta quase 2.000 pessoas. Ataca os membros inferiores e a esmagadora maioria das vítimas são homens. Portugal tentou, sem sucesso, ajudar. Autoridades pediram ajuda à Organização Mundial de Saúde

Uma doença de origem ainda desconhecida está a afetar São Tomé e Príncipe, tendo as autoridades sanitárias diagnosticado já 1.994 casos e quatro óbitos "associados à doença", indicou fonte hospitalar.

Os primeiros casos desta infeção foram diagnosticados nos últimos 10 meses.

A infeção ataca os membros inferiores e a esmagadora maioria das vítimas são homens.

"Coceiras, inchaço das pernas, pele avermelhada que depois se constitui em bolhas, dores intensas de membros inferiores, são os principais sintomas da doença, que deixa depois uma espécie de queimadura na pele e com corrimentos", explicou a diretora dos cuidados primários de saúde, Maria Tomé Palmer, citada pela agência Lusa.

Há cerca de dois meses, o ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe pediu a ajuda das autoridades sanitárias portuguesas para tentar identificar a doença e encontrar uma cura, mas a resposta "revelou-se incapaz" de combater a doença, tendo as autoridades pedido já ajuda à Organização Mundial da Saúde (OMS), que enviou um especialista.

Continue a ler esta notícia