Coronavírus: dois casos confirmados no Reino Unido - TVI

Coronavírus: dois casos confirmados no Reino Unido

  • SS - atualizada às 16:08
  • 31 jan 2020, 09:40

Rússia e Suécia também já confirmaram casos

O novo coronavírus chegou ao Reino Unido. O Departamento de Saúde britânico confirmou dois casos esta sexta-feira. 

Tratam-se de dois membros da mesma família e estão a receber cuidados no Serviço Nacional de Saúde do país. 

Não foram divulgados detalhes sobre a identidade dos doentes ou sobre o local onde estão hospitalizados.

O surto do novo coronavírus começou em dezembro na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, no centro da China.

A China informou esta sexta-feira que o número de mortos subiu para 213 e o de pessoas infetadas para 9.692. Representam mais 43 mortos e quase mais dois mil casos de infeção em relação aos últimos dados avançados pelas autoridades chinesas.

Na quinta-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública internacional, num momento em que a epidemia se espalhou para mais de uma dúzia de países.

Itália declarou o estado de emergência nacional, depois de ter confirmado dois casos de coronavírus - dois turistas chineses que chegaram ao país há alguns dias. 

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, confirmou em conferência de imprensa que o país suspendeu todos os voos para a China.

Somos o primeiro país na Europa a adotar a suspensão de voos para China", sublinhou Conte.

Primeiros casos na Rússia

A Rússia confirmou esta sexta-feira a existência de dois casos de infeção por coronavírus. Segundo a agência Tass, os infetados são dois cidadãos chineses.

Os serviços identificaram duas pessoas infetadas com o coronavírus na Rússia - na região Trans-Baikal e na região Tyumen. Estão sob vigilância. Foram isolados, e a assistência necessária vai ser-lhes providenciada", afirmou a vice primeira-minsistra russa, Tatyana Golikova.

Suécia também confirma primeiro caso

A Súecia é o sétimo país europeu a confirmar a presença de coronavírus. Segundo o site The Local, o ministério da Saúde sueco confirmou o caso de um paciente que testou positivo para a nova epidemia.

Trata-se de uma mulher com cerca de 20 anos, que chegou à Suécia vinda da China a 24 de janeiro. Esta mulher terá estado na zona de Wuhan e encontra-se internada no hospital Ryhov County, em Jönköping, a sul do país.

A paciente encontra-se isolada e não está em estado crítico.

Além da China e dos territórios chineses de Macau e Hong Kong, há mais casos confirmados do novo coronavírus noutros 23 países. O Reino Unido, a Rússia e a Suécia juntaram-se esta sexta-feira à Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Estados Unidos, Canadá, FrançaAlemanhaItália, Austrália, Finlândia, Emirados Árabes Unidos, Camboja, Filipinas, Índia e Sri Lanka.

 

 

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos