Sibéria: incêndio em centro comercial faz pelo menos 37 mortos - TVI

Sibéria: incêndio em centro comercial faz pelo menos 37 mortos

Há nove crianças entre as vítimas mortais. Pelo menos 41 crianças estão desaparecidas

Pelo menos 37 pessoas, entre as quais nove crianças, morreram num incêndio num centro comercial na cidade industrial de Kemerovo, na região russa da Sibéria, divulgou a agência russa Interfax.

“Trinta e sete pessoas morreram e há nove crianças entre as vítimas mortais”, o porta-voz do Ministério para as Situações de Emergência, Boris Dedyukhin, após uma reunião de urgência.

Segundo a imprensa local, há ainda 43 feridos hospitalizados e 64 pessoas desaparecidas, entre as quais 41 crianças.

"De acordo com os relatos dos familiares, 64 pessoas estão desaparecidas", acrescentou.

Quando o fogo começou, mais de 100 pessoas foram retiradas do centro comercial Zimnyaya Vishnya. Imagens divulgadas pela televisão local, mostram várias pessoas a saltar das janelas do edifício.

O incêndio teve início às 16:00 (hora local) e, de acordo com a Interfax, ainda está a ser combatido no terceiro andar do edifício. 

O fogo no centro comercial começou no quarto e último andar e consumiu mais de 1600 dos 23 mil metros quadrados, tendo os tectos e o chão colapsado. A polícia está a investigar o incêndio, sendo que o alarme de fogo não terá funcionado.

"Temos muitas questões: porque é que o alarme não soou? Porque é que o alarme não funcionou?", afirmou o vice-governador Vladimir Chernov, acrescentando que a versão preliminar é de que "uma criança que brincava num trampolim tinha um isqueiro e que a ignição começou com espuma de borracha na piscina do trampolim, que explodiu como pólvora".

O centro comercial tem estacionamento para 250 carros, lojas, restaurantes, bowling, espaço infantil, cinema e um mini zoo. 

Continue a ler esta notícia