"Maldição" dos Kennedy: neta de Robert morre aos 22 anos - TVI

"Maldição" dos Kennedy: neta de Robert morre aos 22 anos

  • AG
  • 2 ago 2019, 12:25

Neta de Robert Kennedy sofreu uma overdose na casa de férias da família

A maldição da família Kennedy continua: aos 22 anos, Saoirse Kennedy Hill, neta do antigo candidato presidencial Robert F. Kennedy - irmão do presidente John F. Kennedy - foi encontrada morta. As autoridades suspeitam de overdose.

Saoirse Kennedy foi encontrada morta na residência de férias da família, em Cape Cod, Estados Unidos, na quinta-feira.

A notícia foi confirmada por Kerry Kennedy, tia da vítima, num comunicado em nome da família partilhado: “Os nossos corações estão despedaçados com a perda da nossa amada Saoirse”. A avó de Saoirse, Ethel Kennedy, disse que “o mundo é hoje um lugar menos bonito”.

Saoirse Kennedy era estudante de comunicação na faculdade de Boston. Vinda de uma família com tradições democratas, Saoirse era a vice-presidente dos Democratas Universitários de Boston.

Um dos professores de Saoirse, Marcus Breen, lamentou a morte da jovem. Num e-mail enviado ao The New York Times, referiu que “nas aulas ela era sempre a primeira a dar opinião sobre temas que exigiam uma crítica sobre os desafios da sociedade”.

A neta de Kennedy tinha sofrido de uma depressão. Num artigo publicado em 2016, a própria escrevia ter "uma doença mental".

A minha depressão começou na escola preparatória e vai estar comigo para o resto da minha vida”, escreveu Saoirse no jornal escolar Deerfield Academy.

A morte de Saoirse Kennedy é mais um episódio da chamada “maldição dos Kennedy”, assim conhecida porque vários membros da família têm um fim trágico. O episódio mais mediático foi o assassinato de John F. Kennedy, em 1963. O então presidente dos Estados Unidos foi alvejado na via pública.

Ted Kennedy, irmão de Robert e John F. Kenendy, chegou a falar sobre a maldição que paira sobre a família desde 1941. Recorde os momentos mais marcantes.

A "maldição dos Kennedy"

  • 1941: Rosemary Kennedy, irmã de John F. Kennedy, é dada como doente mental. Para melhorar a condição da filha, os pais submetem-na a uma lobotomia. A cirurgia corre mal e afeta seriamente as capacidades cognitivas da jovem, que passa o resto da vida num hospital psiquiátrico, até 2005, ano em que morreu.
  • 1944: Joseph P. Kennedy Junior, irmão de John F. Kennedy, morre na sequência da explosão de um avião, em Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial.
  • 1948: Kathleen Kennedy Cavendish, irmã de John F. Kennedy, morre em França, na sequência de um acidente de avião.
  • 1956: Jacqueline Kennedy, mulher de John F. Kennedy, dá à luz um nado morto. Os pais não dão nome à criança, que foi enterrada no cemitério de Arlington.
  • 9 de agosto de 1963: Patrick Kenendy, filho de John F. Kennedy, nasce prematuro e morre apenas dois dias depois.
  • 22 de novembro de 1963: John F. Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, é assassinado a tiro, em Dallas. Lee Harvey Oswald é apontado autor do homicídio.
  • 1964: Ted Kennedy, senador dos Estados Unidos e irmão de John F. Kennedy, tem um acidente de avião. Sai ileso do acidente, mas um assessor e o piloto morreram.
  • 1968: Robert F. Kennedy, senador dos Estados Unidos e irmão de John F. Kennedy, é assassinado em Los Angeles. Robert era um dos candidatos a presidente dos Estados Unidos.
  • 1969: Ted Kennedy tem um aparatoso acidente de carro. O irmão de John F. Kennedy volta a escapar ileso, mas a sua secretária morreu. É após este episódio que o senador lança a possibilidade de uma "maldição" se ter abatido sobre a família.
  • 1984: David Kennedy, filho de Robert F. Kennedy, morre na sequência de uma overdose de demerol e cocaína. Tinha 28 anos.
  • 1997: Michael Kennedy, filho de Robert F. Kennedy, morre num acidente de esqui em Aspen, Colorado.
  • 1999: John F. Kennedy Junior, filho de Jonh F. Kennedy, morre com a mulher e cunhada depois de o avião que pilotava se despenhar no Oceano Atlântico.
Continue a ler esta notícia