Gripe das aves avança em solo russo - TVI

Gripe das aves avança em solo russo

  • Portugal Diário
  • 21 fev 2007, 10:50

Dois casos confirmados na Rússia, 1800 aves foram já abatidas

Relacionados
O Ministério da Agricultura da Rússia anunciou esta quarta-feira a descoberta de mais dois casos de gripe das aves no país, elevando para dez o número de focos de «H5N1 de tipo asiático», informa a agência Lusa.

O primeiro foco da gripe das aves encontra-se em Dmitrovo, nos arredores de Moscovo, e o segundo em Borovskoi, distrito de Kaluga.

«Na quarta-feira foi descoberta gripe das aves em Dmitrovo, na região de Moscovo, e em Borovskoi, no distrito de Kaluga», declarou o porta-voz do Ministério da Agricultura, Aleksei Alekseenko, sublinhando que «os novos casos de morte de aves são semelhantes aos anteriores».

«Depois de 9 de Fevereiro, em Moscovo e em sete locais dos arredores foi fixada a morte de 333 aves domésticas. No total, foram abatidas 1800, 1346 das quais durante o dia de ontem, terça-feira», refere o último balanço do Ministério para as Situações de Emergência russo.

Segundo os serviços sanitários do Ministério da Agricultura, a fonte da epidemia foram aves adquiridas no Mercado de Aves de Moscovo, que já foi encerrado e sujeito a uma desinfecção total.

O diário Komsomolskaia Pravda noticia hoje que um dos habitantes das zonas afectadas, Vassili Loguinov, 43 anos, foi internado num hospital, porque os médicos «detectaram sintomas de gripe das aves».

Vassili está entre os habitantes dos arredores da capital russa que compraram galinhas e perus no Mercado de Aves de Moscovo, aves essas infectadas pelo vírus «H5N1 de tipo asiático».

O dirigente da Duma, câmara baixa do parlamento russo, Boris Grizlov, considerou que a situação em torno da gripe das aves foi criada artificialmente para aumentar a venda de medicamentos caros.

«Eu não dramatizaria a situação. A gripe das aves existiu sempre e chamava-se «tchumka» (pestinha). Sempre morreram aves e cães domésticos», declarou Grizlov aos jornalistas.

«A situação com a gripe das aves é um projecto consciente que visa aumentar a produção e venda de vacinas caras», continuou o dirigente parlamentar, sublinhando que «esse projecto não foi inventado na Rússia».
Continue a ler esta notícia

Relacionados