Paris já tem centro humanitário para migrantes - TVI

Paris já tem centro humanitário para migrantes

Migrantes obrigados a abandonar as ruas de Paris

Espaço oferece apoio psicológico e assistência jurídica aos migrantes, mas só pode receber homens

Depois de desmantelados os acampamentos clandestinos nos arredores da capital francesa, Paris inaugurou esta quinta-feira o primeiro centro humanitário para acolher migrantes.

O espaço foi instalado numa antiga estação ferroviária, a norte de Paris, e tem capacidade para 400 pessoas. De acordo com a agência France Press, são esperadas por dia entre 50 a 80 pessoas, número médio de migrantes que chega diariamente à cidade.

O centro humanitário irá disponibilizar exames médicos, ajuda psicológica e assistência jurídica aos migrantes, antes de prosseguirem para outras instituições. Além destas, os migrantes serão informados sobre os seus direitos e os procedimentos a adotarem para pedir asilo.

A ideia é criar um lugar onde cada migrante poderá ser recebido de forma digna e humana", afirmou a associação humanitária Emmaüs, citado pela mesma fonte.

Depois da inauguração deste primeiro espaço, Paris irá ter também um centro humanitário para mulheres, cuja abertura está prevista para início do próximo ano.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos