Um choque em cadeia entre dois camiões e dois carros fez sete mortos, entre os quais crianças, e, pelo menos, oito feridos. De acordo com a Associated Press, o acidente aconteceu esta quinta-feira, por volta das 15:40, hora local (20:40 em Lisboa), numa autoestrada perto de Gainesville, na Flórida, Estados Unidos.

Após o choque em cadeia, foram derramados cerca de 190 litros de combustível, o que provocou um incêndio de grandes dimensões na autoestrada. Nas redes sociais, foram publicadas imagens que mostram a dimensão do acidente.

As autoridades que estiveram no local não conseguiram ainda precisar se as vítimas morreram do choque entre os carros ou se por causa do incêndio. Revelaram ainda que as chamas eram tão intensas que causaram estragos no próprio piso da estrada.

Também no local esteve um helicóptero que tentou localizar vítimas que podiam ter sido projetadas para a zona florestal perto da autoestrada.

De acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Alachua, na Flórida, houve necessidade de cortar a circulação nos dois sentidos para as equipas de emergência conseguirem extinguir as chamas e identificar as vítimas mortais.

Infelizmente, este é um acidente em massa com fogo e uma situação extensa. (…) Precisamos de ter uma faixa só para as equipas de emergência conseguirem passar. Pedimos desculpas pelos atrasos no trânsito. A situação exige todos os meios necessários. A abertura da estrada será demorada.”

 

As autoridades disseram ainda que as ambas as faixas de rodagem foram fechadas “devido a uma grande quantidade de bens pessoais, de peças que se partiram e de carros queimados na estrada.”

Às 20:00 locais (01:00 em Lisboa), foi retomada a circulação no sentido sul-norte, mas o sentido oposto mantém-se cortado até ao momento.

Segundo a Associated Press, as autoridades já abriram uma investigação para determinar as causas e apurar responsabilidades.

De acordo com uma publicação do Departamento de Resgate e Incêndio do Condado de Alachua, os oitos feridos, incluindo alguns com ferimentos graves, foram transportados para o hospital. O incêndio foi rapidamente controlado pelos bombeiros.