Um autocarro despistou-se e caiu ao rio Yanhtze, em Chongqing, na China, após o motorista ter perdido o controlo da viatura devido a uma discussão acesa com uma passageira.

Um vídeo divulgado pela polícia de Chongqing, captado por uma câmara instalada dentro da viatura, mostra o condutor e a passageira a gritarem um com o outro e a agredirem-se mutuamente. A agressão terá partido da mulher e o condutor, ao defender-se, perdeu o controlo do autocarro e despistou-se, tendo o veículo caído de uma altura de 50 metros. 

Uma outra câmara captou o momento exato em que o autocarro entrou em contramão, bateu na barreira de segurança da ponte e caiu ao rio.

O incidente aconteceu no domingo, mas, até à divulgação dos vídeos, desconheciam-se as causas concretas do sucedido.

As autoridades que analisaram as imagens acusam o motorista, de 42 anos, de não seguir os procedimentos de segurança, mas referem ainda que a passageira também infringiu a lei ao colocar a segurança das 15 pessoas a bordo em causa.

A passageira foi identificada como uma mulher de 48 anos que terá ficado chateada por o autocarro não ter parado na paragem que queria.

Os destroços do veículo foram encontrados na quarta-feira, à noite, a 71 metros de profundidade.

De acordo com a agência de notícias Xinhua, o veículo já foi retirado do rio.

No entanto, até agora, só foi possível recuperar 13 dos 15 corpos que estavam no autocarro.

/ MC