Defesa dos EUA diz que "não existem usos alternativos para as Lajes" - TVI

Defesa dos EUA diz que "não existem usos alternativos para as Lajes"

Orçamento para defesa dos EUA determinante para o futuro da Base das Lajes

Relatório entregue no Congresso afasta a hipótese de a Base das Lajes receber um centro de informações, que está planeado para Inglaterra

O Departamento de Defesa dos EUA entregou esta segunda-feira ao Congresso um relatório que afasta a hipótese de a Base das Lajes receber um centro de informações, que está planeado para Inglaterra, ou qualquer outro uso alternativo, confirmou o Pentágono.

"A Base Aérea de Croughton, no Reino Unido, continua a localização ótima para o Complexo de Análise de Informação Conjunta. Com base em requisitos operacionais, as Lajes não são a localização ideal", disse um porta-voz do Pentágono à agência Lusa.

A mesma fonte garantiu que "dados os requisitos operacionais das missões atuais, neste momento não existem usos alternativos para as Lajes."

Apesar da posição do Pentágono, o ministro dos Negócios Estrangeiros português disse, à agência Lusa, que ainda tem esperança numa solução para a presença dos EUA nas Laje.

"Mantemos a esperança de que a importância estratégica das Lajes seja bem compreendida, tendo como consequência que aquela estrutura possa ser plenamente aproveitada, também, pelas Forças Armadas dos EUA, com os fins de defesa e segurança que entender convenientes", disse Augusto Santos Silva à agência Lusa.

 

Continue a ler esta notícia