Campanha para ajudar sem-abrigo era afinal uma mentira - TVI

Campanha para ajudar sem-abrigo era afinal uma mentira

  • MC
  • 16 nov 2018, 12:20
Kate McClure inventou história em que angariou dinheiro para sem-abrigo que a ajudou

Três pessoas foram presas esta semana, em Filadélfia, depois de, há um ano, terem iniciado uma campanha de angariação de fundos que rendeu mais de 400 mil dólares

Johnny Bobbit, Kate McClure e Mark D'Amico protagonizaram uma história que deixou muitas pessoas impressionadas e até comovidas. Esta semana, o procurador da comarca de Burlington, em Vermont, EUA, veio dizer que a história, afinal, era uma mentira. O dinheiro angariado, 400 mil dólares (mais de 350 mil euros), vai ser devolvido às pessoas que o doaram, segundo ordenou o procurador.

A história foi inventada por Kate McClure, Mark D'Amigo e teve a conivência de Johnny Bobbit, o sem-abrigo. Scott Coffina, o procurador da comarca de Burlington, afirmou que a história não passa de uma farsa, dado que Kate não ficou sem gasolina e o sem-abrigo não a ajudou com dinheiro para comprar gasolina.

De acordo com aquilo que Kate escreveu na platafora GoFundMe, a mulher foi ajudada por um sem-abrigo, quando supostamente ficou sem gasolina no carro, numa estrada da Califórnia, durante uma noite do ano passado. O sem-abrigo ofereceu-se para caminhar alguns quarteirões e gastar os últimos 20 dólares (17 euros) que tinha na compra de gasolina para que Kate pudesse seguir caminho.

Nos dias seguintes, a mulher terá procurado por Johnny Bobbit para lhe agradecer e lhe devolver o dinheiro.

Dado o gesto do sem-abrigo, Kate e o namorado, Mark D'Amico, resolveram iniciar uma campanha de angariação de fundos, através da qual angariaram os tais 400 mil dólares que deveriam ter sido dados a Johnny.

O sem-abrigo chegou mesmo a avançar com uma ação judicial contra o casal por não estar a receber o dinheiro que lhe foi doado e prometido.

O casal acabou por ter de prestar declarações por má gestão dos donativos. O namorado de Kate argumentou ter usado 500 dólares (441 euros) numa ida ao casino, mas afirmou ter reposto o valor com os lucros que conseguiu e acusou Johnny de ter gasto uma parte do valor em droga, dívidas e de dar algum do dinheiro à família.

Esta quarta-feira, Scott Coffina anunciou ter dado como provadas acusações de roubo e fraude contra o casal e contra o sem-abrigo por terem inventado uma história para ganharem dinheiro. 

Toda a campanha foi baseada numa mentira. A situação era fictícia e ilegal e terá consequências", disse Scott Coffina em tribunal. 

Agora, podem enfrentar uma pena de cinco a dez anos por crimes de 2.º grau. O sem-abrigo irá permanecer sob custódia, mas o casal irá aguardar julgamento em liberdade.

Em setembro, os investigadores fizeram buscas em casa de Kate e Mark e descobriram que, menos de uma hora depois de terem criado a página a pedir ajuda e doações para Johnny, Kate enviou uma mensagem a um amigo a reconhecer que a história era "completamente inventada".

Um ano depois, ainda não se sabe o que aconteceu ao dinheiro angariado.

Continue a ler esta notícia